sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Série Emoções...

Amor...


A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).
As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.
Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.


Caramba.. amar.. gerundio - amando.. a mando de alguem!! rsrsrss

To brincando.. amar não é estar preso, não é pertencer.. é deixar e ser livre... é conhecer o outro e ainda sim continuar amando...


Falar de amor não é fácil.. uma vez duvidei do amor aqui nesse blog.. um post onde eu estava totalmente desanimado comigo mesmo... até desacreditei da felicidade (proximo post).

Mas a vida, essa sim é uma caixinha de surpresas.. rrsrsrs e to eu aqui falando de amor.. emoções.. e espero poder ir além das palavras.. como no amor em Platão diferentemente do equivocado amor platonico, é um amor que busca a verdade essencial no outro.. onde o toque não é tão importante.. O amor platonico em sua covardia da impossibilidade de realizar-se não combina com minha filosofia.

Mas é interessante essa visão do amor... amar além do toque... amar apesar de, e não só por causa de...

Filosofias a parte.. o amor é universal, atemporal... independe da cor, classe social, razão social ou qualquer outro requisito que se queira impor.

Coração - musculo burro.. vou rifa-lo como no poema da Clarice Lispector que tão bem escreveu:


"Rifa-se um coração que nunca aprende. Que não endurece, e mantém sempre viva a esperança de ser feliz, sendo simples e natural. Um coração insensato que comanda o racional sendo louco o suficiente para se apaixonar. Um furioso suicida que vive procurando relações e emoções verdadeiras. Rifa-se um coração que insiste em cometer sempre os mesmos erros. Esse coração que erra, briga, se expõe. Perde o juízo por completo em nome de causas e paixões. Sai do sério e, às vezes revê suas posições arrependido de palavras e gestos. Este coração tantas vezes incompreendido. Tantas vezes provocado. Tantas vezes impulsivo. Rifa-se este desequilibrado emocional que, abre sorrisos tão largos que quase dá pra engolir as orelhas, mas que também arranca lágrimas e faz murchar o rosto."

Amar, amor... dedicar-se a alguem sem interesses pessoais lucrativos... doar-se por inteiro sabendo que vai sofrer.. como disse o poeta.. impossivel amar sem sofrer.. ou mesmo na biblia em I Co 13... "o amor é sofredor..." Puts! como é complicado isso?!?

Sem falar do amor sem asas, como disse alguem... A amizade.
A familia que nos permitiram escolher.

É.. acho q é isso.. poderia ficar aqui escrevendo horas e horas.. e não terminaria.

O grande lance é amar e que se f... o resto!

Abraços carinhosos a todos..


Foto de hoje:




Ouvindo: O Sol , a Lis e o Beija-Flor - Circuladô de Fulô

2 comentários:

Dany Leite disse...

Adorei o blog meu anjo!
belas palavras...
E COMO DIRIA CAMÕES
"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer."

ai ai...o amor, quem compreende o amor? inexplicavelmente inexplicável!
te adoroooooooooo!!!bjusss

Anônimo disse...

O que dizer depois do escrito...


Hein?


=P


Te amooooooooooooooo! Amar é isso.. É gostar mesmo sabendo que é o errado..
aehueahuae