sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval, carrum navalis ou carne levare...

Não sei vcs, mas não me anima essa palavra.
Folia sem graça... Blergh!!!
Como disse uma amiga minha.. "tanta loucura por tão pouca aventura!"
Andar o dia todo atras de bloco, sujar de maisena, espuma.. sair com uma mascara vestido de fofão...
Ficar pulando ao som de marchinhas e musicas repetitivas sem sentido algum e quando tem alguma letra entendivel eh sacanagem! rsrs
É.. tem quem goste! Que se divirta.

Será o problema comigo?!?

Vamos à origem de tudo e vê se faz algum sentindo essa festa!

História e etimologia

Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Antigo Egito. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.

A festa carnaval teve seus primeiros relatos em Roma XI. Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceita é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.

Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como o Papa Inocêncio II.

À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual, que se preserva especialmente em regiões da França (ver Mardi Gras), Itália e Espanha.

É continuo achando a mesma coisa!
Não me atrai...

Vou ficar por aqui no bloco do eu sozinho! rsrsrs
A passarela é meu quarto e meu carro alegórico é meu pc!

Vamo que vamo.. aproveitar o feriado pra ler.. escrever.. colocar umas coisas no lugar.. uns pingos nos i's.

Bom feriado.. bom carnaval pra vocês.

2 comentários:

Carla Said disse...

O teu mal é que pensas demais na vida e esquece de viver.. Tomar decisões a respeito do que te faz mal é bom, mas não precisas viver em função delas...

xD

Não te espero mais aqui em casa, mas também não vou deixar de falar contigo. Um dia vais perceber o valor da amizade que tenho por ti. Sei que teus "clientes" são mais importantes,se é que você me entende, mas tudo bem. Não faça promessas com as quais não pode cumprir...
Beijos

Anônimo disse...

Quem é vivo sempre aparece, por isso estou aqui
voltei, querido!!

espero que esteja tudo bem com vc

Aparece!!

beijos.