quinta-feira, 7 de junho de 2007

Linux - Ubuntu + Beryl

Bom dia meus caros!!!
Quero usar esse post pra compartilhar com vcs de algo que eu gosto muito - informatica!
Computadores, novas tecnologias, interfaces, sistemas operacionais, softwares, hardwares.. tupwares ops rssrsrsrs
Tudo, teoricamente veio pra melhorar nossas vidas.. teoricamente.. dizem alguns que computadores vieram pra resolver problemas q não existiam ateh que eles foram inventados! rsrsrs
Eu confesso que há um pouco de verdade nisso.. mas eh bem certo que são maquinas que ja fazem parte das nossas vidas e sem eles a vida seria bem mais dificil..

Bom, como informatica é um assunto vasto e cada dia uma nova descoberta nos impressiona, quero ser objetivo! Vou falar-lhes um pouco do linux!

O linux foi criado por Linus Torvald a partir de um sistema operacional chamado minix, que eh um clone de um sistema fechado denominado Unix. Daí o nome Linux = Linus + Unix.
O linus torvald criou o miolo da coisa e colocou na internet a disposição de quem quisesse ajudar a criar um sistema operacional livre e gratis. É o que prega GPL (licença publica geral), permitir que o autor do código distribua livremente o seu código... Outras pessoas podem simplesmente pegar este código, modificar à suas próprias necessidades e usar à vontade. O único requerimento é que a pessoa que modificou deve lançar o código modificado em GPL e manter também o seu código aberto (e não apenas distribuir os binários). Isso tudo cria uma comunidade de desenvolvedores onde toda a ajuda é mútua e você pode pegar várias idéias de outros desenvolvedores simplesmente olhando o código deles. Além disso, você pode aproveitar e poder ajudar o desenvolvedor, criando correções e mandando-as para o autor.
Logo um mundo de pessoas juntaram-se e desenvolveram o que hoje chamamos de distros! distribuições diferentes de um mesmo sistema!

Linux refere-se a qualquer sistema operacional do tipo Unix que utiliza o núcleo Linux. É um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.

GNU/Linux refere-se a qualquer sistema operacional do tipo Unix que utiliza o núcleo Linux e também os programas de sistema GNU. Como os casos de sistemas de núcleo Linux sem os programas de sistema GNU são raros, freqüentemente GNU/Linux e Linux são sinônimos.

Inicialmente desenvolvido e utilizado por nichos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, e a Novell, ascendendo como principal sistema operacional para servidores -- oito dos dez serviços de hospedagem mais confiáveis da Internet utilizam o sistema Linux em seus servidores web.[1]

Linux tornou-se o sistema capaz de funcionar no maior número de arquiteturas computacionais possíveis. É utilizado em aparelhos variando desde supercomputadores, até celulares, e vem ganhando popularidade no mercado de computadores pessoais.[2]

Retirado de wikipedia

Pois bem..
O linux como foi dito eh um sistema operacional open source.. ou seja, codigo aberto, gratis, funcional e muito seguro!

A distribuição que deu nome ao post é a ubuntu 7.04.
Essa distro é apenas uma de várias que existem no mercado! Por exemplo: Madriva, kurumin, slackware, red hat, suse, debian e etc.

Aconselho a quem quiser googlar por ae e experimentar.. prometo que não vai doer e vcs podem até gostar! rsrsrs

Existem distros em live-cd, ou seja, rodam direto do cd sem a prévia instalação ou modificação do seu hardware. Muito util pra quem quiser experimentar e se aprofundar no linux. Disponível na internet sem custo algum.
No caso do ubuntu, mediante uma solicitação por e-mail, vc receberá em casa copias do mesmo com material de propaganda totalmente gratis!

Eu uso linux tem um bom tempo.. venho estudando, fuçando e cada dia mais me apaixono por esse S.O. e as vezes até esqueço do windows! blergh (os filhotinhos de Bill Gates que me perdoem) rsrsrs

A ultima versão do ubuntu eh a 7.04 conhecida pelo singelo nome de feisty Fawn (Cervo novo) n me perguntem porque. Em conjunto com a nova versão dessa distro eu instalei o Beryl, um gerenciador, ou melhor falando.. um decorador de janelas. Ele da um efeito 3D ao meu desktop, dentre outros efeitos!

Para que vcs possam sentir um pouquinho do que eu estou falando e constatarem que o linux eh e sempre será melhor que o Windows, eu gravei um video com um programa chamado XvidCap.



Pasmem!!! Precisa ter uma super maquina pra rodar esses efeitos no seu pc.. ao contrario do ultimo lançamento do windows: O windos vista, vc precisa de um bom processador, muita memoria e bastante espaço em disco!

Quem quiser ajuda pra instalar.. eu to a disposição pra trocar ideias!

Um bom feriado a todos!!!

2 comentários:

Paula Negrão disse...

Eu sou uma leiga com o Linux, já me acostumei demais com o Windows e pra minha cabeça não encher mais de coisa prefiro ficar na mesma..
hahahahaha

Mas é uma santa a informática.
Eu amo!
=]

beeijos

Anônimo disse...

O melhor de tdo na informática é a comodidade q elas nos oferece...
^Como disse nossa amiga " Santa Informática"

Bjus