quarta-feira, 9 de abril de 2008

Iae brow?!?!

Amizade é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Provavelmente o interesse dos amigos são parecidos, e demonstram, entre si, um senso de cooperação. Muitas vezes é baseada em comportamentos como:

* a tendência de desejar o melhor para o outro;
* simpatia e empatia;
* honestidade;
* lealdade.

Geralmente a amizade leva a um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como Carl Rogers diz: "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos do outro e sufocá-lo com exigências corre-se o risco de perdê-lo.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, e uma necessidade de proteger e ser protegido por outros seres da espécie. Faz parte da amizade, não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.

Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges. Funcionam quase que como um "confessionário". Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.

Por muito que se possa explicar psicologicamente sobre a amizade e por muito que falem dela como um objeto científico e a estudem, a amizade é um sentimento que se deve preservar a todo o custo.

Em caso de perda da amizade sugere-se a reconciliação e o perdão.

Fonte: Wikipedia.

Deu vontade de falar de amizade...
Sentimento esse que eu tenho sentido e vivido plenamente.
Pessoas queridas declaram abertamente com gestos e palavras o que dinheiro nenhum compra e faz-me perceber que essa vida vale a pena, apesar de não levarmos nada dela...

O texto que peguei do Wikipedia fala o geral da amizade... mas so sabe quem tem amigos e se deixa ser amigo.
Coisa boa é ter esse amor Philéo que em grego é uma das palavras para amor - o amor de amigo.

Amigo é precioso demais... amo meus amigos e fico feliz quando sei que sou amado por eles apesar de, e não por causa de...

O texto do wikipedia disse tudo...
Amigos são pra vida toda, dinheiro nenhum paga.

"Amizade é um amor sem asas".

"Ser amigo é conhecer o outro e ainda assim amá-lo".

Vou ficando por aqui e so tenho a agradecer aos meus amigos pela lealdade.. amor e honestidade.

2 comentários:

Carla Said disse...

plac plac plac plac... Amizade é não é um sentimento, um bem, produto de troca, não pode ser mensurado em níveis, ou se é ou não se é amigo de alguém, é um gostar carinhoso, respeitoso, lindo, puro... Uma irmandade, uma sociedade...
a cumplicidade de um olhar, o juntar-se para fazer tudo e nada!

Amizade é uma porção de coisas que não podem ser tão simples já que "isto", digo, esta palavra é tão nobre!

Ah, ia esquecendo...Quer activia?
hahahaha Beijocas

verner. disse...

a amizade é um amor que nunca morre

(mário quintana)